top of page

Indicações da espirometria:

 

      A espirometria serve para diagnosticar e/ou acompanhar a evolução de doenças pulmonares e para avaliar a capacidade pulmonar em pré-operatórios ou mesmo em pessoas sadias que queiram aferir sua capacidade respiratória (atletas, por exemplo).

Ela serve para indicar se a quantidade de ar inspirado está sendo suficiente para as necessidades do indivíduo ou se há alguma obstrução pulmonar. Em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), asma, bronquite, enfisema, fibrose e outras doenças pulmonares. No tratamento de obesidade, tabagismo, doença da tireoide, cardiopatias, hipertensão arterial sistemica neuropatias, quimioterapia, dentre outras. A espirometria, feita periodicamente, serve para avaliar o efeito do tratamento médico.

Preparo da espirometria:

       O preparo para o exame é muito simples. O paciente deve estar em repouso por cinco a dez minutos antes do exame. Não é necessário jejum, mas não devem ser usados chás, refrigerantes, cafés ou bebidas alcoólicas cerca de seis horas antes do início do exame. A maioria das medicações pode continuar sendo utilizada, devendo suspender por quatro horas o uso de broncodilatadores de ação curta e por doze horas os de ação prolongada. Não se deve fumar nas duas horas que antecedem o exame.

 A espirometria não deve ser realizada caso a pessoa esteja gripada ou resfriada.

 

 

bottom of page